Torcida Vermelha
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Todos os títulos que Valdomiro ganhou no Internacional

Confira todos os títulos que Valdomiro Vaz Franco ganhou enquanto atuava com a camisa do Sport Club Internacional. O jogador empilhou momentos importantes vestindo a camisa vermelha, sendo peça fundamental para a conquista de algumas das mais importantes glórias do time gaúcho no decorrer de vários anos defendendo essa instituição.

O Clube do Povo é o maior de todo o Sul do Brasil e isso se dá, também, por conta de toda a sua dominância no cenário brasileiro em uma década específica. Toda essa situação, no entanto, só foi possível devido ao nível elevado dos jogadores que estavam vestindo a camisa colorada naquela época, marcando para sempre uma geração de torcedores.

Um desses atletas de destaque da equipe vermelha foi Valdomiro. Apesar de não ter começado a sua carreira vestindo a camisa do Inter, em Porto Alegre, o jogador fez a maior parte da sua fama por aqui. Além de também ter ajudado o próprio clube a arrecadar glórias importantes.

Valdomiro e sua chegada ao Internacional

Nascido em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o antigo atacante chegou a atuar pelo time da cidade, que, na época, era chamado de Comerciário. Sempre muito veloz e comprometido com o time dentro de campo, o jogador não passou pelos melhores momentos enquanto esteve atuando na terra natal. Mas, em 1968, acabou chegando ao Clube do Povo para mudar de vez a sua história e a da instituição.

Dentro do time vermelho, foi ídolo e iluminado, sendo o atleta que mais vezes vestiu a camisa colorada, somando 803 partidas. Além disso, Valdomiro se destaca na história colorada por conta de toda a sua trajetória de vida e identificação com o escudo que carregou no peito durante a maior parte da carreira.

Títulos de Valdomiro com o Clube do Povo

Vestindo a camisa do Clube do Povo, Valdomiro arrecadou importantes títulos no cenário regional e estadual. Dentro do Rio Grande do Sul, ajudou a formar uma verdadeira dominância nas competições estaduais. Ao todo foram dez títulos do Campeonato Gaúcho entre 1969 e 1982, o colocando entre os maiores vencedores do torneio.

Além disso, não se pode esquecer da participação do craque nos três títulos do Campeonato Brasileiro que fizeram com que o Internacional se tornasse a grande sensação dos anos 1970 dentro do futebol nacional. Confira todos os títulos de Valdomiro pelo Colorado:

  • Campeonato Gaúcho: 1969, 1970, 1971, 1972, 1973, 1974, 1975, 1976, 1978, 1982
  • Campeonato Brasileiro: 1975, 1976, 1979
  • Campeonato Citadino de Porto Alegre (Especial): 1972

Tricampeão Brasileiro

O predestinado não somente participou dos títulos nacionais do Clube do Povo, mas teve atuação ativa para que eles se concretizassem. Em 1975, inclusive, foi o responsável pelo cruzamento que gerou o gol de Figueroa, na grande final, garantindo a taça.

Depois disso, no ano seguinte, também deu outro passe mágico, cobrando falta que resultou no gol de Dadá. No final das contas, ainda balançou as redes na final contra o Corinthians. Sendo assim, Valdomiro é parte essencial daquilo que o Inter representa hoje, sendo também uma inspiração de uma geração vencedora que marcou época dentro do maior time do Sul do Brasil.

Conquistas individuais do craque no Inter

Enquanto defendia a camisa vermelha, o atacante também conseguiu arrecadar alguns prêmios individuais por suas atuações dentro de campo. Em 1976, foi eleito pelo Bola de Prata, da ESPN, entre os melhores de todo o país.

Já em 1971 e 1978, arrecadou as artilharias no Campeonato Gaúcho, com seis e 15 gols, respectivamente. Em ambas as ocasiões o Inter conseguiu sair com o título estadual, para delírio dos torcedores. Assim, lembrar daquilo que Valdomiro fez enquanto jogador do Inter é, também, ressaltar a história da própria instituição, tendo em vista a importância dele como jogador colorado.