Torcida Vermelha
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

STJD toma primeira medida drástica com John Textor

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) agiu com força e tomou a primeira medida drástica contra John Textor, dono da SAF do Botafogo, que foi condenado por ofensas proferidas na derrota para o Palmeiras, em 2023. Na época, o dirigente norte-americano acusou a arbitragem de favorecer o time do Palmeiras, que venceu de virada por 4 a 3.

Textor foi denunciado três vezes no artigo 243-F (ofensa à honra) e uma no 258-B (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou o local da partida). O dirigente do Botafogo foi suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo tribunal pleno do STJD. No ano passado, Textor já havia cumprido 17 dias e vai cumprir a partir de agora o restante.

O relator do processo, Mauricio Neves Fonseca, votou por suspensão de 105 dias e multa de R$ 75 mil, sendo 90 dias e a multa financeira pelas ofensas ao 243-F e 15 dias pelo 258. A defesa de Textor alegou que o empresário americano tinha direito a entrar em campo, por ter uma credencial, e por isso não teria acontecido a invasão apurada.

Além deste caso, Textor tem outras duas ações em andamento. As outras são por não apresentar as provas de manipulação de resultados que afirmou ter e pela fala dizendo que jogadores manipularam resultados em jogos do Palmeiras contra o São Paulo e Fortaleza nos últimos anos. 

o Inter volta a campo neste domingo (28), contra o Atlético-GO, pela quarta rodada do Brasileirão, às 20 horas, no Beira Rio.