Torcida Vermelha
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Quanto vale a taça da Copa do Mundo?

A Taça da Copa do Mundo da Fifa está viajando pelos cinco continentes antes de chegar no Catar. Antes de todos os mundiais, a Fifa promove o tour da taça, que visita todos os 32 países classificados para a competição.

A taça saiu de Seul, na República da Coreia, no mês passado. No total, a edição de 2022 do Tour da Taça da Copa do Mundo terá passado por 51 países. A medida é considerada positiva pela Fifa, que tem o objetivo de visitar todas as 211 federações-membro até 2030.

“A primeira parte do Tour do Troféu da Copa do Mundo da Fifa foi um sucesso retumbante, atraindo públicos de todas as esferas da vida graças à magia da maior festa de futebol do planeta”, disse Colim Smith, diretor de operações da Copa do Mundo.

O Brasil é um dos países que vai disputar o mundial no Catar e receberá a taça da Copa do Mundo na etapa do tour. O troféu estará em solo brasileiro entre os dias 21 e 23 de outubro, podendo ser visto em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Considerada um dos símbolos mais importantes do futebol, a taça da Copa do Mundo é feita de ouro 18 quilates e é oca por dentro. Tem 36,5 centímetros de altura, pesa 6,175 quilos e seu preço estimado, no ano de 2018, foi de US$ 161 mil. O valor total, considerando design e simbologia, é de US$ 17 milhões.

Bola da Copa está sendo usada no Catar

A bola oficial da Copa do Mundo de 2022 já entrou em campo no país-sede. Ela está sendo utilizada na atual temporada da Qatar Stars League e alguns brasileiros já testaram o modelo. O zagueiro Lucas Mendes, que atua no Catar pelo Al-Wakrah, falou sobre a bola, entitulada de Al Rihla.

“A impressão que tive é de que a bola é um pouco menor que as normais, mas talvez seja só uma impressão minha. O peso dela eu achei normal, ou pouca coisa mais leve por ter achado que é um menor. Mas no mais é o padrão do que os jogadores estão acostumados na Europa”, disse o brasileiro.