Torcida Vermelha
Portal de Noticias do Sport Club Internacional

Inter promete investir com força no futebol feminino

Depois da polêmica envolvendo a atacante Fabi Simões, onde resultou na saída da artilheira do clube, o presidente Alessandro Barcellos falou sobre o orçamento do clube destinado para o futebol feminino em entrevista à Rádio Grenal.

Na entrevista, o presidente falou sobre a política de aumento do orçamento do futebol feminino, segundo o mandatário do Colorado, o próximo ano haverá um investimento maior: “Aumentamos o orçamento gradativamente, conforme ano a ano. Estamos aumentando o investimento de 5,5 milhões de reais para 7,5 milhões de reais para 2023”, disse Barcellos sobre o investimento no futebol feminino do Inter.

Ainda durante a entrevista, o presidente explicou um pouco do cenário do futebol feminino no Brasil. Segundo Alessandro Barcellos, ainda são poucos clubes no país que podem investir esses valores nessa modalidade. Pela primeira vez desde que foi reativada em 2017, a equipe feminina do Internacional chegou à final do Campeonato Brasileiro e ano que vem vai disputar a Copa Libertadores Feminina.

Futebol feminino do Inter foi um dos pioneiros no Brasil

O futebol feminino do Inter foi fundado em 1983, um dos primeiros do país. Porém, ao longo desses 39 anos, a modalidade foi desativada algumas vezes.

Quatro anos depois de fundado, em 1987, o clube conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro. Depois disso sofreu um período de inatividade, sendo reativado em 1996, por iniciativa de Eduarda Luizelli. Em 2000 foi campeão da Copa Sul e no ano seguinte conquistou o bicampeonato, no mesmo ano ainda venceu a Copa da Cidade de Gavataí e foi bronze da Taça Brasil.

Após o sucesso da retomada no início dos anos 2000, mais um longo período de inatividade, mas em 2017 foi novamente reativado. No primeiro ano de atividade, as Gurias Coloradas garantiram vaga no Brasileirão A2 de 2018, conhecido como a Segunda Divisão do futebol feminino do Brasil. Ainda em 2017 a equipe foi campeã do Gauchão depois de vencer o Grêmio na final.

Na elite do futebol desde 2018, as Coloradas se mantiveram na Primeira Divisão, garantiram a vaga para a Libertadores do ano que vem e já conquistaram o Tri do Campeonato Gaúcho sobre o rival Grêmio.